O ESPÍRITO LIVRE

Este espaço tem como objetivo aglutinar todo o emaranhado de idéias que eu tenha produzido. Um espaço de reivindicação para a construção de uma nova sociedade e de resistência ao senso comum

terça-feira, 4 de maio de 2010

Por uma Nova Cidadania

Novos Conceitos de Cidadania


A busca pela Cidadania, passa pelo desafio de despertar novos conceitos, apresentar novas considerações sobre as contradições das sociedades do centro do capitalismo periférico como o Brasil, criar uma contra-hegemonia capaz romper com a cultura dominante.

A ideologia neoliberal apresentou uma nova apreciação de cidadão, definindo-o, hoje, pela sua capacidade de consumir os bens materiais e simbólicos que são produzidos na nova ordem mundial, mediante o ingresso de sofisticadas tecnologias. Por isso, o estímulo ao consumo de luxo e personalizado exige novo formato das mercadorias para que elas se tornem mais sedutoras.

Porém, por outro lado, compreende-se que a cidadania não pode ficar restrita aos direitos do cidadão como eleitor, contribuinte e submisso às leis, e muito menos pela quantidade e qualidade de produtos que possa consumir. Assim, a cidadania democrática é ativa, e o cidadão que exige a igualdade através da participação, da inspiração de novos direitos, da possibilidade de intervenção e de decisão, pela conquista de novos espaços e da possibilidade de novos sujeitos políticos, será novo cidadão ativo.

O objetivo de trabalhar a cidadania em sala de aula passa por diversos pressupostos como o de despertar o senso crítico do aluno, dar lhes orientações de modos de organização coletiva, de direitos e deveres do cidadão seja no âmbito individual ou coletivo e nortear as relações com o espaço público e privado.

Temos que ressaltar o grêmio como entidade representativa, e como tal, ao aluno deve ser garantida a participação no processo de construção do Projeto Político-Pedagógico. Assim, o grêmio deve ser visto como uma praxe saudável de reflexão e participação política, favorecendo o amadurecimento do educando perante os seus problemas e a experiência democrática, formando-se, desse modo, verdadeiros cidadãos.

Organização democrática e autônoma

O Projeto Político Pedagógico pauta o processo de mudança, orientando o futuro pela explicitação de princípios, diretrizes e propostas de ação para melhor organizar, sistematizar e dar significado às atividades desenvolvidas pela escola como um todo. Além do mais, a sua dimensão político-pedagógica pressupõe uma construção coletiva e participativa que envolve ativamente os diversos segmentos escolares.

A partir de estas características, trabalhar com a interdisciplinaridade e a transparência torna-se um passo importante para a construção de uma organização autônoma e democrática no sentido de tornar publica as características privadas do estado.

Nenhum comentário: