O ESPÍRITO LIVRE

Este espaço tem como objetivo aglutinar todo o emaranhado de idéias que eu tenha produzido. Um espaço de reivindicação para a construção de uma nova sociedade e de resistência ao senso comum

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

"Ensaio sobre a cegueira"

Ensaio sobre o Filme e as bases escritas por Saramago


O filme ensaio sobre a cegueira, é muito interessante e pode ser analisado sob diversas perspectivas e em diversos pontos, neste texto, gostaria de analisá-lo sob o pensamento do escritor, que neste experimento sobre a cegueira universal, parece despejar tudo o que pensa sobre a sociedade atual e seu futuro.

Apesar de o filme parecer um pouco forte, o enredo é transmitido de uma maneira que possibilita acompanha-lo tranquilamente do principio ao fim, diferentemente do que ouço dizer do livro.

Ouvi alguns comentários sobre sua violência e tudo mais. Concordo em alguns pontos, acredito que o autor não necessite explicitar de maneira tão hemorrágica seu pensamento, nitidamente não conseguimos observar um objetivo bem delineado, penso que não necessita disto para ser compreendido, parece que escreve com raiva, o que não é ruim, entretanto, não consegue traçar como ressaltei acima, um objetivo concreto.

Outra coisa que me incomodou foi sua visão pessimista. Tal pessimismo me irrita um pouco, parece que tudo esta perdido, não digo que devamos ter aquele otimismo burro e sem sentido, mas sim critico e baseado em critérios científicos, o que não consigo ver na obra.

O filme impressiona de uma maneira inteligente e sagaz, com um roteiro muito bom, mas fico com a sensação de que berraram isto a minha pessoa e as que estavam ao meu lado, acho que Saramago se preocupou muito em gritar, ao invés de mostrar saídas e soluções, tudo muito hediondo e catastrófico, a humanidade caminha para seu fim, socorro!!!.

Desculpem-me, mas isto muito me lembra o discurso Pseudo-intelectual adotados por pessoas que conheço. Muitas coisas são verdades, a dominação, exploração e principalmente a alienação, só não concordo que estamos caminhando para o triste e amargo fim da história.

Nenhum comentário: