O ESPÍRITO LIVRE

Este espaço tem como objetivo aglutinar todo o emaranhado de idéias que eu tenha produzido. Um espaço de reivindicação para a construção de uma nova sociedade e de resistência ao senso comum

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama: Uma vitória Importante


Novos Ventos Sopram nos EUA

Fiquei satisfeito com a vitoria de Obama nos Estados Unidos, é importante entender que isto representa um grande avanço para os americanos e para nós também.

as propostas de Obama no que diz respeito as relações politicas internacionais, são interessantes pois se mostra muito flexivel no dialogo, diferente de seu adversario o conservador John McCain que acredita que só é possivel a paz e um governo democrático através de guerras, bombas, mortes, torturas, genocidios e etc.

Um novo olhar para a America Latina e Caribe

Obama deve estabelecer novos laços com as nações Latino Americanas, com uma politica que esteja voltada para o desenvolvimento destes paises, restabelecer o dialogo com paises do considerado "eixo do mal" como Bolivia e Venezuela ( Hugo Chavez já se propos a isso ) e finalmente o FIM DO BLOQUEIO A CUBA, que não tem consistencia, sustentação e explicação alguma.

Pela auto determinação dos povos, FORA tropas americanas do Iraque

Obama como prometeu em sua campanha eleitoral deve retirar o mais breve possivel as tropas americanas do territorio Iraquiano para que o povo daquele pais determine para onde deve seguir os rumos daquela nação.

Estes são alguns dos principais temas que Obama deve se orientar, além de outros que não citei acima como Guantanamo, Africa, Meio Ambiente, crise global e fortalecer o papel do estado na economia.

Sua eleição já é uma grande vitoria, pois ultrapassa as enormes barreiras estabelecidas pelo preconceito racial. Espero que ele tenha a capacidade de fazer um um governo que pense e respeite a todos os povos.